CIM Viseu Dão Lafões apresenta Laboratório Móvel das Ciências que vai percorrer a região

15.09.2020 |

O Parque Urbano de Tondela acolheu, esta manhã, a apresentação pública do “Laboratório Móvel das Ciências – Viseu Dão Lafões”, promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões), no âmbito do Plano de Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões.

O Laboratório Móvel das Ciências – Viseu Dão Lafões percorrerá todos os Agrupamentos de Escolas dos 14 municípios integrantes da CIM Viseu Dão Lafões durante o período letivo, mantendo-se em permanente itinerância por todo o território Viseu Dão Lafões.

“A fábrica de robôs é a temática central e depois tem mais quatro módulos temáticos: corpo humano; fenómenos atmosféricos e alterações climáticas; engenhos e engenhocas; e a nossa escola no Cosmos. Para o período de férias, há um tema alternativo: Bolas e mais bolas”, explicou o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.

Este autocarro “tem um público-alvo muito específico, todos os terceiros e quartos anos de todos os agrupamentos de escolas do território”, “é inclusivo, com rampa e lugar para cadeira de rodas”, e “tem 30 lugares sentados no período pré-covid.

Durante o período letivo, o foco recairá no domínio tecnológico, programação e robótica, permitindo aos alunos planear, programar, criar e testar as suas soluções através de atividades participativas e colaborativas, familiarizando-se com as linguagens de programação, de modo a que a robótica seja entendida como mais uma ferramenta ao serviço do aluno e da aprendizagem.

Nos períodos de interrupção letiva, o autocarro permanecerá 3 dias em cada um dos Municípios da CIM Viseu Dão Lafões, permitindo que crianças, em contexto de férias escolares, possam também, desfrutar desta experiência única.

Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Mota Abrantes “este é mais um projeto que aposta na valorização da Escola, dando sequência ao trabalho que esta Comunidade Intermunicipal tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, junto da comunidade educativa da nossa região”.

Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.