CIM Viseu Dão Lafões conclui ações práticas de capacitação de Técnicos de Fogo Controlado

19.04.2022 |

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, através da sua Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire Project, deu por concluídas as sessões práticas de capacitação de 25 Técnicos de Fogo Controlado.

 

Estas sessões práticas, que tiveram início no passado dia 17 de novembro, “visaram dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima”. 

 

Estas ações de capacitação foram dirigidas aos técnicos da CIM, aos técnicos dos municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal e a elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

 

A CIM lembra que o Fogo controlado é uma importante ferramenta da Silvicultura Preventiva, que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos. Esta ferramenta permite, em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objetivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. Surge com relevante importância para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.