CIM Viseu Dão Lafões inicia projeto de identificação e combate à vespa velutina

21/02/2022 |

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou hoje o projeto de “deteção e combate à espécie exótica invasora vespa velutina”, que decorrerá ao longo de três anos, num investimento de 330 mil euros.

“Neste momento é algo que nos tem preocupado, nomeadamente, com o problema que causa nos rendimentos dos nossos apicultores” e este projeto visa dar a conhecer “como é que se faz a deteção e, sobretudo, como é que se faz o combate” à vespa velutina (também identificada por vespa asiática), explicou o presidente da CIM.

Fernando Ruas destacou ainda o “trabalho em rede”, uma vez que engloba os 14 municípios da comunidade Dão Lafões e que outras CIM da região Centro estão também empenhadas em projetos similares – “iniciativas como esta fazem a coesão territorial com as CIM que vivem problemas idênticos e situações parecidas”, sustentou.

O plano conta com um investimento de cerca de 330 mil euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários, sendo o resto da responsabilidade dos 14 municípios, e conta com a colaboração da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.