Cláudio Torres distinguido em Tondela
16.03.2017 |
“Islamismo e terrorismo: realidade ou mito?” será o tema da palestra que Cláudio Torres oferecerá a quem quiser ouvi-lo, no Anfiteatro 2 da ACERT, no próximo dia 25, às 11:00 horas.
Cláudio Torres, Arqueólogo, nascido em Tondela, em 1939, licenciou-se em História de Arte pela Universidade de Bucareste, em 1973.
Desde 1980, dirige o Campo Arqueológico de Mértola, Sítio e Instituição que são verdadeira referência maior no que à cultura islâmica em Portugal diz respeito.
É Director do Parque Natural do Vale do Guadiana e Presidente do Comité Português do ICOMOS (Comité Internacional dos Monumentos e Sítios) e exerceu funções docentes na Faculdade de Letras de Lisboa entre 1974 e 1986.
Foi galardoado, em 1991 com o Prémio Pessoa, tendo em conta a relevância do seu mérito cultural e científico.
Foi eleito pelo Comité do Património Mundial da UNESCO como representante de Portugal, funções que desempenhou durante o ano 2000. Foi comissário científico da exposição “Portugal Islâmico – os últimos sinais do Mediterrâneo” (Lisboa,1998) e faz parte da Comissão Científica em Portugal do projecto “Museu sem Fronteiras”.
Cláudio Torres é Doutor Honoris Causa pelo Universidade de Évora.
Realçam-se os títulos de algumas publicações de sua autoria: Cerâmica islâmica portuguesa (1987), “O Gharb al Andalus” na História de Portugal, dirigida por José Mattoso (1993) e, História de Arte Portuguesa, dirigida por Paulo Pereira (1995) O Legado islâmico em Portugal (1998), em conjunto com Santiago Macias.
Os Clubes Rotários distinguem anualmente o mérito profissional de alguma personalidade relevante da sua comunidade.
O Clube Rotário de Tondela escolheu o Doutor Cláudio Torres, como figura de Tondela a destacar, neste ano de 2017.
Será no próximo dia 25 de Março. Às 11:00 horas, no Anfiteatro 2 da ACERT, desenrolar-se-á uma sessão em que será realçado o mérito profissional do Doutor Cláudio Torres, pronunciando ele uma palestra sobre o “Islamismo e terrorismo: realidade ou mito?” destinado aos alunos da Universidade Sénior de Tondela e a todo o público que queira assistir, pois a entrada é livre.
Após esta sessão solene, haverá, no Restaurante local, um almoço convívio com o homenageado e com todos os que queiram associar-se, mediante inscrição, até 23 de Março.
A inscrição poderá fazer-se na ACERT, ou através do telefone 964 441 383 (Felisberto Figueiredo).
