Conselhos da Proteção Civil para enfrentar o mau tempo

19.12.2019 |

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o distrito de Viseu em aviso vermelho, devido à previsão de ventos fortes.
O período crítico será entre as 18:00 de hoje e as 03:00 desta sexta-feira. São esperadas rajadas até aos 100km/h.
A Proteção Civil alerta para a possibilidade de “inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, e “inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Informa igualmente que, tendo em conta as previsões do IPMA, há a possibilidade de inundações de “estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem” e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.

A Proteção Civil recorda que o eventual impacto destes efeitos “pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados”, pelo que, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a adoção de uma condução defensiva,reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a formação de lençóis de água nas vias, sobretudo junto da orla costeira, zonas ribeirinhas e áreas arborizadas.

Entre as medidas de autoproteção, alerta ainda para a necessidade de garantir uma adequada fixação de estruturas soltas (como andaimes e placards); evitar praticar atividades relacionadas com o mar (pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar); estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e autoridades; retirar animais e equipamentos agrícolas de terrenos perto de rios e cursos de água.

Foto: bombeiros24.pt