Covid-19: Catarina Martins apela à responsabilidade de todos na prevenção da doença
20.06.2020|
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, mostrou-se, este sábado, em Tondela, muito preocupada com as festas com aglomerados de pessoas que se têm realizado em alguns pontos do país.
“Precisamos ser muito claros sobre os cuidados que é necessário ter, sobre aquilo que é exigido a cada cidadão, mas também sobre o que são as responsabilidades públicas, nomeadamente no acompanhamento dos surtos, das condições de trabalho e de transporte que muitas vezes também proporcionam esses surtos. E, claro, não se podem permitir ajuntamentos que provocam problemas de saúde a tantas pessoas”, afirmou.
No seu entender, cada cidadão tem a responsabilidade dupla “de proteger quem está à sua volta e de proteger o Serviço Nacional de Saúde”, não causando a multiplicação de casos de covid-19.
“O Estado também tem de assumir as suas responsabilidades e, quando há pessoas que habitam em habitações sobrelotadas ou sem salubridade, quando há pessoas que todos os dias vão para o emprego em transportes que são sobrelotados, quando há pessoas que estão sujeitas a condições de trabalho que não protegem a sua saúde, não vale a pena só apelar à responsabilidade individual”, acrescentou.
Em declarações aos jornalistas em Tondela, depois de ter visitado Mouraz e Dardavaz, duas localidades afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, Catarina Martins avançou ainda que “é preciso ter as regras, as condições e os apoios para proteger toda a população, sem exceção”.