Covid-19: Cerca de 200 pessoas começam esta sexta-feira a ser vacinadas em Viseu

11.02.2021 |

Cerca de 200 pessoas com mais de 80 anos começam esta sexta-feira a ser vacinadas contra a Covid-19 no Pavilhão Multiusos de Viseu, no âmbito de uma experiência piloto que permitirá detetar possíveis falhas no agendamento.

Isso mesmo confirmou aos jornalistas o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, António Cabrita Grade, no final de uma visita ao espaço.

Segundo o responsável, serão administradas no centro de vacinação do Pavilhão Multiusos de Viseu “200 vacinas para os utentes selecionados”.

 “As 200 vacinas são só para a experiência piloto em Viseu, com a USF [Unidade de Saúde Familiar] Lusitana”, explicou António Cabrita Grade, acrescentando que nos restantes concelhos do ACES ainda não começará a vacinação das pessoas com mais de 80 anos.

No total dos 14 concelhos do ACES Dão Lafões, serão vacinados 330 bombeiros esta semana e mais 320 na próxima.

O responsável explicou que, à semelhança de Viseu, todos os concelhos da área do ACES Dão Lafões terão centros de vacinação a funcionar e realçou a “disponibilidade do poder local” nesse sentido.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, explicou que “a opção foi a de centralizar num espaço todas as condições de segurança para que as pessoas se possam deslocar” e ser vacinadas.

Apesar dos efeitos negativos da pandemia, Almeida Henriques salientou o facto de ter levado autarquias e instituições de saúde a trabalharem em conjunto e a ganharem aprendizagens para o que poderá vir a ser a descentralização de competências nesta área.

Foto: asbeiras.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.