Covid-19: Município de Tondela alerta para a falta profissionais de saúde nos lares do concelho

21.01.2021 |

A Câmara Municipal de Tondela está preocupada com os surtos de Covid 19 que se vêm registando nos lares de idosos do concelho “que estão a deixar aquelas estruturas sem o número de profissionais de saúde adequados para dar resposta aos seus utentes”.
Segundo um comunicado da autarquia, esta foi a grande preocupação levada à reunião da Comissão Restrita de Proteção Civil de Tondela, que decorreu durante a tarde de ontem, com a presença da Proteção Civil Municipal, a Autoridade de Saúde Local, Aces Dão Lafões, Serviços Regionais de Segurança Social e a entidade gestora da Estrutura Residencial para Idosos.
Na reunião, “que teve por objetivo delinear estratégias para os lares de idosos, aludiu-se à carência de recursos humanos que estas estruturas atravessam, por força de muitos dos seus funcionários acabarem por testar positivo”.
De acordo com o Município de Tondela, a Segurança Social tem procurado encontrar respostas junto das brigadas da Cruz Vermelha, “que têm sido um bom reforço local” no entanto, a preocupação aumenta em relação aos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) que são, face ao número de utentes infetados, manifestamente “insuficientes ou mesmo inexistentes”.
Para além do ACES Dão Lafões utilizar algumas das suas equipas das unidades de saúde locais para tentar acompanhar pontualmente os lares e de um reforço das pessoas iniciativas para contratação de enfermeiros, “destaca-se a necessidade destas estruturas residenciais reforçarem os seus corpos clínicos, tal como está desenhado na estratégia do plano de contingência”.
Assim, para que estas estruturas possam ter algum apoio de retaguarda, a Comissão Restrita de Proteção Civil de Tondela apela também ao voluntariado nas áreas da enfermagem e médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.