Covid-19: Viseu Entrega distribuiu 12 mil refeições

13.04.2021 |

O serviço gratuito de entrega de refeições no concelho de Viseu, lançado há quase cinco meses devido à Covid-19 e que contou com 93 restaurantes e 43 taxistas aderentes, já distribuiu 12 mil refeições, informou hoje a autarquia.

A funcionar desde 21 de novembro de 2020, o Viseu Entrega foi organizado e financiado pelo município, que já investiu mais de cem mil euros para assegurar os custos da deslocação dos 43 taxistas às 25 freguesias do concelho.

Com este serviço, o consumidor apenas paga a refeição, sendo a entrega assegurada de forma gratuita em qualquer uma das freguesias.

Segundo a autarquia, foram registadas inscrições de 93 restaurantes, mantendo-se atualmente 69 na plataforma. Para os restaurantes, o número total de encomendas de refeições representou um valor de faturação superior a 300 mil euros.

Para a presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, “o Viseu Entrega é hoje um bom exemplo de cooperação, união e resiliência em tempo de crise” como aquele que se vive devido à pandemia.

“Com esta iniciativa, concretizamos múltiplos objetivos, nomeadamente o estímulo à atividade económica da restauração e serviço de táxis do nosso concelho, mas também o apoio à manutenção dos postos de trabalho associados”, sublinha.

Conceição Azevedo considera que “os resultados evidenciam, igualmente, a boa recetividade por parte dos viseenses e a sua solidariedade para com este setor, fortemente fragilizado”.

Este projeto foi organizado pelo município, em cooperação com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros.

Inicialmente, funcionou durante os fins de semana do período de confinamento, ao almoço e jantar. Desde o dia 15 de janeiro, com o novo período de confinamento estabelecido pelo Governo, passou a funcionar sete dias por semana, ao almoço e jantar.

Segundo a autarquia, “globalmente, as sextas-feiras e os fins de semana são os dias com maior representatividade ao nível do número de pedidos, mas também o foram datas especiais, como o Dia dos Namorados, do Pai, da Mulher ou a Páscoa”.

Com a reabertura dos restaurantes, cafés e pastelarias, com um máximo de quatro ou seis pessoas por mesa, em esplanadas, a partir de segunda-feira, o serviço do Viseu Entrega retomará o seu modo de funcionamento inicial, com encomendas e entregas apenas aos fins de semana (ao almoço e ao jantar).

O serviço manter-se-á ativo até 02 de maio, altura em que será suspenso.

Conceição Azevedo garante que o município “continuará próximo e atento às necessidades dos diferentes setores, procurando sempre agir no que às suas competências diz respeito, sem nunca deixar de atuar e acionar medidas de apoio, em consonância com a evolução da pandemia, tal como até agora tem feito”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.