DECO alerta consumidores para publicidade nas gravações automáticas de telecomunicações
28.08.2020 |
A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor informa que recebeu recentemente vários contactos de consumidores, que se depararam com a imposição, por parte dos principais operadores de telecomunicações, para aceitarem a transmissão antes do início das gravações automáticas de diversos canais TV, de anúncios publicitários (publicidade genérica ou personalizada) condicionando assim, a liberdade de acesso aos conteúdos gravados dos assinantes.
A DECO vem lembrar que “a decisão do consumidor em consentir ou não a transmissão de publicidade, deve ser livre”, mostrando-se por isso preocupada com esta situação já que se trata de “uma decisão que penaliza fortemente os consumidores, que se vêem confrontados, uma vez mais, com medidas que prejudicam claramente os seus direitos e legítimos interesses”.
Face à gravidade da situação, a DECO aconselha os consumidores a apresentarem as suas reclamações junto dos operadores e simultaneamente, a denunciarem a situação junto da ANACOM e da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Apela, ainda, a todos os consumidores que lhe façam chegar as reclamações apresentadas, tendo em vista a salvaguarda dos seus direitos.
Os contactos da DECO são os seguintes: telefone 239 841 004 ou deco.centro@deco.pt