Deputados do PSD/Viseu questionam Ministra da Saúde sobre encerramento temporário da Extensão de Saúde do Caramulo

28.01.2021 |

Os deputados do PSD, eleitos pelo círculo de Viseu, questionam a Ministra da Saúde sobre o encerramento temporário da extensão de saúde do Caramulo, localizada na freguesia do Guardão, no concelho de Tondela, que tem como utentes não só os habitantes de várias freguesias localizadas na Serra do Caramulo, mas também, os das várias Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas localizadas na Vila do Caramulo.

Dizem os deputados, em comunicado, que “a sua localização estratégica, possibilita o acesso a cuidados de saúde personalizados a uma população maioritariamente idosa, numa região do concelho de Tondela com uma baixa densidade populacional, com condições de mobilidade reduzidas não só pelas características da rede viária, mas também pela reduzida cobertura de transportes públicos, onde não só a distância a percorrer, bem como o tempo de deslocação é elevado”.

Lembram igualmente que a distância da Extensão de Saúde do Caramulo à sede da União de Freguesias mais próxima é de 10Km, com um tempo médio de deslocação de 13 minutos, havendo, no entanto, povoações que distam cerca de 12Km, mas o tempo de deslocação médio já é de 20 minutos, como é o caso de Mosteirinho.

Avançam os deputados do PSD Carla Borges, Fernando Ruas, Pedro Alves e António Lima Costa, que se tem vindo a assistir sistematicamente, ao longo dos últimos anos, ao seu encerramento temporário, motivado por falta de recursos humanos, que apesar de ser temporário é longo.

Lembram que, neste momento, e desde o final da primeira semana de janeiro, encontra-se novamente encerrada desta feita por falta de funcionários administrativos, obrigando os seus utentes a deslocarem-se para a extensão de Saúde do Campo de Besteiros.

Por outro lado, a unidade de acolhimento, Extensão de Saúde de Campo de Besteiros, também conta com um número reduzido de recursos humanos, “o que segundo informações recolhidas, são em número insuficiente para fazer face a este acréscimo de utentes”.

“Segundo informações recolhidas, o número reduzido de colaboradores, associado às medidas restritivas ao funcionamento decorrentes da atual situação pandémica, às ausências dos mesmos por motivos de saúde, poderá limitar ou até mesmo comprometer o seu funcionamento”, alertam.

Assim, os deputados do Partido Social Democrata questionam a Ministra da Saúde sobre quais as medidas tomadas ou a tomar para que os encerramentos sistemáticos de Extensão de Saúde do Caramulo deixem de ocorrer, para quando a reabertura da Extensão de Saúde do Caramulo e quais as medidas tomadas ou a tomar, que impeçam o encerramento da Extensão do Campo de Besteiros.

Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.