Duas extensões de saúde reabrem no concelho de Tondela
10.02.2021 |
As extensões de saúde do Caramulo e da Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, que tinham encerrado nas últimas semanas, vão reabrir, depois de resolvido o problema da falta de recursos humanos, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado, o Município refere que, apesar de esta não ser uma responsabilidade sua, “vai promover a colocação dos recursos humanos que foram entendidos como prioritários” para garantir a reabertura destas duas extensões de saúde.
“De forma transitória, e visando a reabertura imediata das extensões de saúde do Caramulo e da Lajeosa do Dão, estão reunidas condições para o reinício breve de atividade”, sublinha.
A solução encontrada surgiu na sequência de reuniões que envolveram a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, os coordenadores das unidades de saúde do concelho e o município, que, “num espírito de preocupação comum, procuraram satisfazer as condições necessárias aos cuidados de saúde da rede primária”, acrescenta.
Segundo a autarquia, até ao final desta semana, “a extensão da Lajeosa do Dão, com a colocação de um assistente operacional, reúne as condições necessárias à reabertura”.
Já a extensão do Caramulo irá reabrir depois da “colocação de um assistente operacional e de um assistente técnico”, acrescenta.
A autarquia avança que, no que respeita à extensão de São João do Monte, que está encerrada há vários anos, “será efetuada uma visita com a equipa técnica da ARSC e do ACES”.
O objetivo é verificar as “condições necessárias para o cumprimento das normas da Direção-Geral da Saúde em vigor, inerentes à proteção e segurança de todos os profissionais e utentes, no quadro da pandemia vivida”.
“Após esta avaliação e eventual intervenção de adaptação, serão definidos os moldes de resposta aos utentes desta unidade”, refere.
Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.