Ecopista do Dão vai ser melhorada no concelho de Viseu

23.04.2021 |

O troço inicial da Ecopista do Dão, entre o tribunal de Viseu e a estação de Figueiró e que é um dos mais procurados, vai ser requalificado, 14 anos depois da sua inauguração, anunciou hoje a autarquia.

A empreitada foi hoje consignada e as obras devem arrancar nos próximos dias, estando prevista, por exemplo, a revisão da sinalização horizontal e vertical dos seis cruzamentos considerados mais problemáticos, para aumentar a segurança neste troço.

“Passados cerca de 14 anos depois da inauguração do primeiro troço, voltamos a intervir neste espaço nobre de prática de atividade física dos cidadãos”, disse a presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo.

Esta obra representa um investimento do município de cerca de 250 mil euros.

A autarquia alerta que a intervenção “irá causar alguns constrangimentos inevitáveis”, mas era necessária, e que “os trabalhos em causa obrigam a tempo seco, pelo que foi necessário esperar por este período do ano”.

Com um prazo previsto de 120 dias, os trabalhos incluem a repintura do revestimento (‘slurry’), a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais e aplicações pontuais da vedação da ecopista, isto depois de já terem sido realizados outros trabalhos no âmbito dos contratos de manutenção com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Posteriormente, a autarquia pretende realizar “uma segunda fase de intervenção, na qual se inclui a pintura do ‘slurry’ do troço mais recente”.

O vice-presidente da Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia, considera que “a Ecopista do Dão é um equipamento fundamental” no projeto que o executivo definiu “para a mobilidade suave em Viseu e mesmo para a mobilidade pendular”.

“Trata-se de uma visão representada no MUV – Mobilidade Urbana de Viseu, que inclui a integração de várias ciclovias urbanas, como é o caso dos 7,1 quilómetros que estamos a concluir na cidade”, explica.

No entender de Conceição Azevedo, “a ecopista é uma das infraestruturas mais importantes e que representa bem uma dimensão do modelo de qualidade de vida” definido para Viseu e que inclui “o bem-estar, a vida saudável ao ar livre, a natureza, o exercício físico”.

A inauguração do primeiro troço da Ecopista do Dão aconteceu em abril de 2007. Em julho de 2011, foi inaugurado o restante troço, que atravessa os concelhos de Tondela e de Santa Comba Dão, num total de cerca de 50 quilómetros.

A gestão e manutenção da ecopista está a cargo da CIM Viseu Dão Lafões, no âmbito de protocolos celebrados anualmente com os três municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.