Encostas do Caramulo, da Arada e de Montemuro vão ser percorridas por ciclistas

14.10.2020 |

As encostas das serras do Caramulo, da Arada e de Montemuro vão, a partir de sábado, durante seis semanas, ser percorridas por ciclistas que aceitaram um desafio lançado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Até 29 de novembro, a CIM promove o Viseu Dão Lafões Riders Challenge, desafiando os participantes a percorrerem quatro “subidas épicas”: São Pedro do Sul – Alto da Coelheira, Ponte Pedrinha – Portas de Montemuro, Campo do Besteiros – Caramulhinho e Vouzela – Adsamo.

Ao invés dos eventos de ciclismo tradicionais em que cada prova se disputa numa ocasião única, o Viseu Dão Lafões Riders Challenge propõe “uma janela de seis semanas para completarem as quatro subidas”, podendo os ciclistas escolher os dias e horários.

“Embora as componentes de superação e de descoberta sejam os condimentos principais de atração deste desafio, os participantes poderão desfrutar da componente competitiva, monitorizando a sua posição no ranking através do registo do tempo que demoram a percorrer cada uma das quatro subidas”, explica.

A CIM sublinha que, atendendo ao atual contexto de pandemia de covid-19, “este conceito assume-se como uma alternativa, permitindo a captação e o acolhimento no território dos praticantes da modalidade, cuja liberdade de escolha na calendarização da sua vinda, aliada à janela de tempo alargada para o fazerem, possibilitam a sua vinda em segurança”.

Segundo o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, esta iniciativa enquadra-se numa estratégia “de ativação da região enquanto destino de turismo natureza e desportivo”, através de um produto “que alia percursos pedestres, ecopistas, centros de BTT e ‘trail’ às subidas épicas, atraindo para o território uma dinâmica e animação permanente”.

“Com esta proposta, a CIM pretende dinamizar a interação entre praticantes desta modalidade e agentes económicos locais”, com especial enfoque nos agentes ligados ao turismo, à hotelaria e à restauração, “contribuindo para o reforço do posicionamento de Viseu Dão Lafões como destino turístico”, justifica.

A iniciativa conta com a parceria do Turismo Centro de Portugal, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e dos municípios de São Pedro do Sul, Castro Daire, Vouzela e Tondela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.