Exposição bibliográfica e iconográfica de Tomás Ribeiro em S. Pedro de Rates

08.03.2019 |

O Núcleo Museológica da Igreja Românica de S. Pedro de Rates acolhe uma exposição bibliográfica e iconográfica de Tomás Ribeiro, uma ilustre figura do concelho de Tondela, que nasceu em Parada de Gonta a 01 de  julho de 1831.

Durante a inauguração desta exposição, que decorreu ao final da tarde de ontem, dia 07 de março, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tondela, Miguel Torres, sublinhou a importância de se partilhar a cultura.“Partilhar Tomás Ribeiro é cada vez mais importante, já que para as gerações mais novas é apenas o nome de uma rua e de uma escola. Temos de mostrar quem foi verdadeiramente Tomás Ribeiro, as suas variadas  facetas, partilhar este enorme recurso da nossa história, apontou.Já o presidente da Junta de Freguesia de Parada de Gonta, Luís Pereira, destacou a importância de Tomás Ribeiro, a mais ilustre figura de Parada de Gonta.

“Temos também outros ilustres, como Jorge Colaço, genro de Tomás Ribeiro, que gostamos de trazer até vos, mas deixo o repto para que visitem Parada de Gonta e conheçam o seu património”, disse.
A inauguração da exposição contou também com a presença do seu comissário, Paulo Sá Machado; o presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro Rates, Paulo João; e o vice presidente da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, Diamantino Batista.
Marcou ainda presença José Valle de Figueiredo, que recitou um poema de Tomás Ribeiro.