Exposição “Nave de Pedra” na Biblioteca Municipal de Tondela

11.10.2016 |

A exposição “Nave de Pedra : andarilhagens por terras de várias matizes” estará patente ao público na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Tondela, a partir do dia 18 de outubro. Concebida pela Casa-Museu Fernando Namora, a exposição traça o percurso bio-bibliográfico do escritor português natural de Condeixa-a-Nova (1919).
Romancista, ensaísta, poeta e pintor, Fernando Namora era formado em Medicina, tendo a sua profissão influenciado de forma dominante a sua obra ficcional. Foi poeta do “Novo Cancioneiro”, tendo nos seus primeiros livros de ficção partilhado das ideias do Neo-Realismo. Iniciou-se na prosa com “As sete partidas do mundo”, e viria a notabilizar-se com “Fogo na Noite Escura”. Escreveu uma obra vasta e multifacetada de que se destacam “O Trigo e o Joio”, que marca a influência do Existencialismo na sua obra, “O Rio Triste”, “Os Adoradores do Sol”, “A Nave de Pedra”, “Cavalgada Cinzenta” e “Sentados na Relva”. “Retalhos da vida de um médico” adaptado a série televisiva e o romance “Domingo à Tarde”, adaptado ao cinema, são algumas das suas obras mais conhecidas. Faleceu em Lisboa em 1989.
A exposição poderá ser visitada até ao dia 26 de novembro no horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal de Tondela, das 9h30 às 18h00, de segunda a sexta-feira; das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, ao sábado.

Comments are closed.