Gilberto Ferraz lança livro sobre Timor-Leste
21.11.2016 |
Depois de ter lançado em Junho passado a sua primeiro obra, intitulada “Por Terras de sua Majestade”, Gilberto Ferraz, natural de Tonda mas que reside há 50 anos em Inglaterra, apresentou no sábado, dia 19 de novembro, a obra “Timor Leste, uma Dívida por Saldar”. O lançamento teve como palco a Biblioteca Municipal de Tondela e contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus e do vereador da cultura no município, Pedro Adão, para além de alguns amigos do autor, com destaque para Manuel Ventura que fez a apresentação da cerimónia.
Gilberto Ferraz foi funcionário da BBC durante 30 anos e durante 28 anos foi correspondente do Jornal de Notícias – o primeiro correspondente no estrangeiro após o 25 de abril de 1974.
Durante 10 anos foi também correspondente da TSF e de 1989 até 2008 foi correspondente da RTP.
Das muitas reportagens que Gilberto Ferraz produziu para a BBC e para os meios de comunicação portugueses destaca-se a cobertura para o Jornal de Notícias e para a TSF dos acontecimentos conturbados em Timor-Leste que tiveram grande importância na cobertura editorial da Secção Portuguesa, ao ter conhecimento que a Resistência Timorense ouvia atentamente, e gravava, as suas emissões, sendo o único contacto que mantinha com o exterior.
Nesta obra, Gilberto Ferraz narra as suas várias experiências profissionais, descreve observações e factos históricos pouco conhecidos e apresenta muitas memórias e depoimentos.