Glifosatos – Vice presidente da Câmara de Tondela garante “sensibilidade ambiental” por parte da autarquia

04.06.2019 |

A vice presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes, esclarece que a aplicação de glifosatos no concelho de Tondela, quer seja feita pelo Município de Tondela, como pelas juntas e uniões de freguesia, não pode ser utilizada pelos vereadores eleitos pelo PS como forma de “oportunismo político e demagógico”.

Num comunicado enviado à comunicação social, Carla Antunes refuta veementemente as declarações dos vereadores socialistas, na nota de imprensa difundida pelo PS pelos meios de comunicação, quando referem que a maioria PSD “não foi sensível ao fim destes atentados ambientais “.

“Sensibilidade ambiental, demonstrou este executivo quando, em devido tempo, promoveu junto das juntas/uniões de freguesia, a certificação dos aplicadores de produtos fitofarmacêuticos, para que tal aplicação fosse realizada com base nas boas práticas, garantindo o cumprimento da legislação, bem como a defesa do ambiente”, refere.

Desde 2016, que o Município de Tondela conta com a colaboração de um técnico responsável pela aplicação dos produtos fitofarmacêuticos, recurso este, colocado à disposição de todas as juntas/uniões de freguesia do concelho.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Tondela aponta ainda que, alguns dos que agora acusam a maioria PSD, são os mesmos que no passado aplicaram os mesmos produtos, quando tiveram responsabilidades na gestão autárquica de uma união de freguesias.

“Estes são os mesmos que agora precisam de mudar de opinião. Nós não necessitamos, pois já há muito que promovemos a aplicação de produtos com responsabilidade ambiental, garantindo o cumprimento integral da legislação em vigor. E este ano fomos mais além, quando tomámos a decisão de não aplicar qualquer tipo de produto fitofarmacêutico (herbicida), na área urbana da união de freguesias Tondela/Nandufe, cuja manutenção está sobre a nossa responsabilidade, sendo verdade que um número expressivo de freguesias, com autarcas eleitos pelo PSD, está a seguir este caminho”, realça.

Carla Antunes reforça ainda que está em análise o novo modelo de descentralização de competências, por força da legislação que deverá ser apreciada no quadro da descentralização.

“Esta matéria será equacionada/valorizada na dimensão do cofinanciamento do Município de Tondela”, conclui.

Comments are closed.