GNR alerta para o perigo de sementes via postal

16.09.2020 |

O Comando Territorial da GNR de Viseu – Destacamento de Santa Comba Dão alerta para que, caso receba, por via postal, pequenos pacotes de sementes, não solicitados, provenientes de países asiáticos ou de países da União Europeia e de países terceiros, não as semeie, nem as coloque no lixo.
Segundo a GNR, nenhuma destas embalagens vem acompanhada de Certificado Fitossanitário, documento que atesta o cumprimento das exigências do país, o que acarreta sérios riscos do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de veicularem pragas e doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras.
O Ministério da Agricultura aconselha que as sementes sejam entregues num serviço regional da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária ou numa Direção Regional de Agricultura e Pescas.
Caso não seja possível a entrega em mãos, deverão ser enviadas, com a embalagem original, incluindo a etiqueta de expedição, para a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV, Campo Grande 50 – 1700-093 Lisboa), com indicação de um contacto, tendo em conta a eventual necessidade de recolha de esclarecimentos adicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.