Incêndios Florestais em debate

Está a decorrer, esta sexta-feira, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Tondela, um seminário sobre “Incêndios Florestais na Interface Urbano-Florestal”.

Na sessão de abertura desta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, lembrou que ainda há “desresponsabilização por parte de alguns proprietários de terrenos que deve ser corrigida”, sublinhando que o Município acredita que é “através da pedagogia, do bom senso e da sensibilidade que se conseguem bons resultados e que se pode inverter esta situação”.

Para o autarca tondelense, este Seminário, “não é só mais um momento de reflexão mas acima de tudo de mobilização para a tal corrente de alteração de atitudes e de comportamentos que só a pedagogia, só o exemplo, só a motivação, só as boas práticas são capazes de fazer”.

Dr. José António Jesus

Dr. José António Jesus

Xavier Viegas, da Associação para o Desenvolvimento e Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra, afirmou, no seu discurso inicial, que “todos somos agentes de protecção civil e neste tema de incêndios florestais, particularmente os incêndios que chegam junto das casas, todos temos que nos preocupar com ele, sendo por isso um tema muito oportuno”.

Professor Xavier Viegas

Professor Xavier Viegas

Já António Mano, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, sublinhou que “esta iniciativa é de louvar pois este é um assunto muito caro a todos nós”, desejando que este seja mais um passo na defesa da nossa floresta e do nosso património”.

Eng.º António Mano

Eng.º António Mano

 

Oiça aqui as intervenções:

 

[fb_button]

Comments are closed.