Incêndios Florestais em debate
Está a decorrer, esta sexta-feira, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Tondela, um seminário sobre “Incêndios Florestais na Interface Urbano-Florestal”.
Na sessão de abertura desta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, lembrou que ainda há “desresponsabilização por parte de alguns proprietários de terrenos que deve ser corrigida”, sublinhando que o Município acredita que é “através da pedagogia, do bom senso e da sensibilidade que se conseguem bons resultados e que se pode inverter esta situação”.
Para o autarca tondelense, este Seminário, “não é só mais um momento de reflexão mas acima de tudo de mobilização para a tal corrente de alteração de atitudes e de comportamentos que só a pedagogia, só o exemplo, só a motivação, só as boas práticas são capazes de fazer”.
Xavier Viegas, da Associação para o Desenvolvimento e Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra, afirmou, no seu discurso inicial, que “todos somos agentes de protecção civil e neste tema de incêndios florestais, particularmente os incêndios que chegam junto das casas, todos temos que nos preocupar com ele, sendo por isso um tema muito oportuno”.
Já António Mano, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, sublinhou que “esta iniciativa é de louvar pois este é um assunto muito caro a todos nós”, desejando que este seja mais um passo na defesa da nossa floresta e do nosso património”.
Oiça aqui as intervenções:
[fb_button]