Lamego: Câmara requalifica fonte em mais de 28 mil euros

14.04.2023 |

A Fonte do Espírito Santo está a ser alvo de uma reabilitação por parte da Câmara Municipal de Lamego, no norte do distrito de Viseu, no total de 28.500 euros, após um acidente rodoviário que provocou danos no fontanário.

“A Fonte do Espírito Santo é um dos mais emblemáticos fontanários da cidade de Lamego e um local de confluência de lamecenses e visitantes. A sua água é muito procurada para matar a sede. Em breve, vamos devolver este ex-líbris à população, com toda a sua beleza e imponência, após a conclusão das obras de reabilitação”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes.

Numa nota de imprensa, a autarquia esclarece que “a intervenção concretizada pelo Município de Lamego (distrito de Viseu), respeita a autenticidade dos materiais originais” e “os trabalhos de conservação e restauro decorrem a bom ritmo”, por isso, afirma que “deverá estar concluída até junho” próximo.

“A reabilitação desta fonte histórica da cidade de Lamego foi necessária, após a ocorrência de um acidente rodoviário que derrubou uma parte da estrutura que provocou danos significativos”, justifica o executivo.

A obra contempla “a manutenção e conservação das partes não danificadas (…), está também a ser feita a limpeza da cantaria e a eliminação da vegetação infestante” na Fonte do Espírito Santo, que foi “elaborada segundo um desenho do artista João Amaral, natural de Lamego, e transferida em 1928 para a atual localização”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.