Lamego: Milhares de pessoas assistiram à tradição do Entrudo de Lazarim

22.02.2023 |

A vila de Lazarim, no concelho de Lamego, registou, este ano, uma das maiores enchentes de sempre.
Milhares de pessoas quiseram assistir à saída à rua dos novos caretos de madeira, à leitura dos testamentos e à queima da comadre e do compadre, no Entrudo preparado ao longo do ano nesta pequena localidade do concelho de Lamego.
A Terça-Feira Gorda, dia grande dos festejos, terminou com a oferta do tradicional caldo de farinha e da feijoada, feitos em potes de ferro, a todos os presentes.
No largo em frente ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, a leitura pública dos testamentos atraiu uma grande multidão para escutar atentamente a herança da “comadre” e do “compadre”.

Como é tradição, logo a seguir mandou-se queimar dois bonecos de pano que representam os compadres, um ato que simboliza a expulsão dos maus pensamentos e a purificação das mentes.
Organizado em parceria pela Junta de Freguesia de Lazarim e pela Câmara Municipal de Lamego, o Entrudo de Lazarim mantém-se, passadas tantas décadas, o símbolo do sentir e da arte popular desta povoação, sempre em respeito pela autenticidade e pela tradição. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.