Lamego presta homenagem à N. Sra. dos Remédios “com fé e em segurança”

19.08.2020 |

A cidade de Lamego vai celebrar este ano a sua padroeira “em moldes bem diferentes, através de uma homenagem que será vivida em segurança com a mesma fé e devoção”.

De acordo com uma nota informativa do Município de Lamego, de 21 de agosto a 09 de setembro, a autarquia, a Comissão de Festas e a Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios oferecem um amplo conjunto de realizações culturais e recreativas que vão evocar simbolicamente os principais momentos desta grande tradição e que fazem dela a “Romaria de Portugal”.

O momento mais expressivo será vivido a 08 de setembro, dia em que a visitação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora dos Remédios à cidade será feita em veículo automóvel, sem acompanhamento a pé. Os lamecenses podem saudar em suas casas, das janelas e varandas, a Nossa Senhora dos Remédios.
De entre as inúmeras propostas, fazem parte exposições, conversas, um fogo diário de 12 morteiros e a transmissão à distância duma atuação do Rancho Regional de Fafel, numa evocação do Festival Internacional de Folclore, entre outras iniciativas. 

Devido à situação da atual pandemia, a Homenagem a Nossa Senhora dos Remédios será realizada de forma segura e responsável, em respeito pelas orientações e normas da Direção-Geral da Saúde. O objetivo é “proporcionar aos lamecenses e aos visitantes as melhores experiências em segurança para que usufruam dos eventos a apresentar”. 
Enquadrada pela iluminação festiva que ornamenta a Av. Dr. Alfredo de Sousa, aos pés do Santuário dos Remédios, o público ainda poderá provar os sabores tradicionais, descobrir a variedade do artesanato local e visitar outros espaços. Também haverá diversão e eventos temáticos no Jardim da República, no Largo e Rua D. Dinis e no Largo Camões, “uma dispersão justificada pela necessidade de evitar aglomerados de pessoas e convidar à fruição de toda a cidade”.

Todas as novidades da edição 2020 da Homenagem a Nossa Senhora dos Remédios estão em www.aromariadeportugal.pt/ e na respetiva página do Facebook: festasdosremedios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.