Lançado o livro Parada de Gonta no Coração

A Freguesia de Parada de Gonta, no concelho de Tondela, assinalou na segunda feira, dia 8 de agosto, 132 anos de existência com o lançamento do livro “Parada de Gonta no Coração”, editado pela Junta local.
O presidente da Junta de Freguesia explicou à Emissora das Beiras que “esta foi mais uma ação do projeto Produto Turístico da Aldeia”.
A primeira parte da obra tem a ver com “a história do Sr. Joaquim Simões, o assalto a França nos anos 70”. Ainda de acordo com o Luís Fernando Pereira, a segunda parte da publicação está relacionada com “os tesouros da aldeia onde consta todo o património que existe em Parada de Gonta, ao nível cultural, religioso, arqueológico e literário. Trata-se do retrato da história da Freguesia”, concluiu o presidente da Junta.
No final da apresentação do livro, uma cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus e de dezenas de emigrantes da região, houve ainda tempo para uma pequeno momento musical surpresa com a fadista Mara Pedro, para além do cantar dos parabéns e do bolo de aniversário.

Freguesia de Parada entrega medalhas de mérito

Em dia de aniversário, a Junta de Freguesia de Parada de Gonta, no concelho de Tondela, reconheceu publicamente três instituições/personalidades da freguesia que se distinguem pelo seu papel de relevo na sociedade, dentro e fora do país.

Assim, foram entregues medalhas de mérito ao Rancho Folclórico de Parada de Gonta, ao Padre da paróquia de Parada, pároco João Dinis, e ao Conselheiro das Comunidades Emigrantes na Flórida (EUA), Manuel Viegas, natural da freguesia.