Linha da Beira Baixa Guarda – Covilhã reabriu hoje, 12 anos após encerramento
02.05.2021 |
O troço ferroviário da Linha da Beira Baixa entre as cidades da Guarda e da Covilhã, que estava fechado desde 2009, reabriu hoje ao serviço comercial após obras de requalificação e de eletrificação.
Segundo informação disponibilizada pela CP – Comboios de Portugal, com a renovação do troço da Linha da Beira Baixa Covilhã – Guarda, a partir de agora passa a existir uma “oferta integrada” dos serviços Intercidades e Regional das Linhas da Beira Baixa e Alta, segundo a CP.
A empresa referiu, em comunicado, que, na sequência da conclusão das obras de renovação integral do troço ferroviário que liga as duas cidades da Beira Interior, “vai implementar um novo modelo de oferta ferroviária, para dar resposta às necessidades de mobilidade das populações e que se traduz numa oferta integrada dos serviços Intercidades e Regional das Linhas da Beira Baixa e Beira Alta”.
A partir de hoje “passam a circular, diariamente, entre a Covilhã e a Guarda, oito comboios Intercidades (quatro por sentido) e mais quatro comboios Regionais (dois por sentido), que vão efetuar paragem em todas as localidades, situadas entre as duas cidades”.
Para incentivar a mobilidade regional no novo percurso, o preço aplicado nas viagens entre as duas cidades “é sempre de tarifa Regional, quer os clientes viajem em Serviço Intercidades ou Regional”, remata.
O troço ferroviário que foi encerrado em 2009 e que hoje reabriu à circulação vai ser inaugurado na terça-feira.
A cerimónia do ato de consignação da empreitada e do lançamento dos trabalhos, que incluíram a construção da Concordância das Beiras, troço de ligação entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa, decorreu em 05 de março de 2018, na Covilhã.
O investimento total no projeto de modernização deste troço foi de cerca de 77 milhões de euros, 52 milhões dos quais respeitantes à obra física, que permitiu reabrir um troço que estava fechado desde 2009.
A obra integrou, entre outros trabalhos, a renovação integral de 36 dos 46 quilómetros do troço (dez já estavam intervencionados), bem como a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de estações e apeadeiros, drenagem e estabilização de taludes e a iluminação e automatização e supressão de passagens de nível.