Louça preta de Molelos é uma das 7 maravilhas do distrito de Viseu

08.06.2020 |

A louça preta de Molelos foi anunciada como uma das 7 finalistas do distrito de Viseu ao concurso das 7 Maravilhas da Cultura popular.
A candidatura, efetuada pela ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, em estreita colaboração com o Município de Tondela, viu a qualidade daquele artesanato ser premiada com esta distinção regional.
De acordo com um comunicado da ADICES, a tradicional e cada vez mais apreciada louça de Molelos vai ser, em breve, submetida a votos. Acompanham-na, como finalista do distrito de Viseu, a “Última Rota da Transumância” de Castro Daire; os “Bordados de Tibaldinho” de Mangualde; o “Canto a 3 vozes de Manhouce” de São Pedro do Sul; as “Cavalhadas de Vildemoinhos” e a “Feira de São Mateus” de Viseu e as “Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios”, de Lamego
Para a ADICES, que há quase 30 anos promove e potencia os produtos e as especificidades do seu território de intervenção, esta distinção regional, constitui-se como “um forte incentivo para continuar a levar por diante a sua missão”.
“Estamos certos que esta distinção vai levar longe o conhecimento desta arte ancestral, valorizando o trabalho e o empenho de homens e mulheres que, diariamente, colocam nas peças que produzem um enorme amor à arte”, pode ler-se no mesmo comunicado.
Escolhidos os 140 candidatos das diferentes regiões do continente e ilhas, de mais de 400 candidaturas recebidas, seguem-se as eliminatórias regionais, que terminam quando forem apurados os 20 finalistas, das 20 regiões.
A gala final, onde serão eleitas as “7 Maravilhas da Cultura Popular”, irá acontecer no dia 05 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.