Mais de 60 mil euros para o Cantinho dos Animais de Viseu
20.03.2018 |
A Câmara Municipal de Viseu e o Cantinho dos Animais Abandonados assinaram um protocolo no valor de 60 mil euros.
O presidente da autarquia, Almeida Henriques, salientou que a proteção dos animais sempre foi uma das suas preocupações.
No Município de Viseu, tem aumentado o número de animais capturados e recolhidos, assim como o aumento das queixas e pedidos aos Serviços Municipais.
Em 2015 foram entregues pelos Serviços 550 animais ao ‘Cantinho’, 700 em 2016 e no ano passado o número aumentou para 750. Nestes valores não estão contabilizados os que são entregues diretamente ou perto do “Cantinho”.
“Perante estes dados não podemos ignorar os números, além da proteção dos animais que valorizo não recolher e capturar estes animais seria um perigo para a saúde pública e segurança dos nossos concidadãos e dos seus animais”, frisou o autarca.
Também o vereador João Paulo Gouveia reconheceu o trabalho importante que tem sido feito por parte da associação do Cantinho dos Animais Abandonados. Assim, o Município firma com esta associação um protocolo de acolhimento dos animais abandonados recolhidos pelos serviços municipais na área do Município na via pública, até ao limite de 800 vivos. A juntar aos 60 mil euros, a pagar em quatro tranches de 15 mil euros, entregues este ano, ficou acordado que em 2019 chegarão aos 70 mil euros. Neste acordo, volta a ser da responsabilidade do Município o encaminhamento de cadáveres.
Almeida Henriques reassumiu o princípio de que o Município “quer continuar a ser um município amigo dos animais, aproveitando uma instituição da sociedade civil que faz um trabalho que toda a gente conhece”.
No mesmo dia ficou ainda protocolada a colaboração para o método CED (Capturar- Esterilizar- Devolver) atuando essencialmente em colónias de gatos do Concelho. O protocolo, que já dura há quatro anos, é renovado, no valor de mais de quatro mil euros, tendo em conta a média de 120 animais intervencionados.