Mangualde: GNR apreende pinhas mansas

15.11.2021 |

O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Mangualde, apreendeu cerca de 250 quilos de pinhas mansas, Pinus pinea, no concelho de Mangualde.

No decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada para a fiscalização da apanha da pinha mansa, os elementos do NPA detetaram um homem de 55 anos a efetuar a colheita de pinhas mansas fora do período permitido na lei.

Da ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação por colheita de pinhas fora do período legal para o efeito e a apreensão de nove sacos de pinhas de pinheiro-manso.

Os factos foram remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A GNR relembra que o pinheiro-manso (Pinus pinea) é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, cuja importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão produzido em Portugal é de todos o mais valorizado pelas suas características nutricionais. No entanto, a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 01 de abril e 01 de dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.