Mangualde: Município entrega dispositivos de teleassistência

28.03.2022 |

No âmbito do protocolo celebrado entre o Município de Mangualde e a Guarda Nacional Republicana (GNR) para a implementação do Projeto “EGuard – Sistema de teleassistência a idosos”, a Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho,  juntamente com os militares da Seção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento da GNR de Mangualde, Cabo Chefe José Lopes e Cabo Figueiredo, procedeu à entrega dos dispositivos de teleassistência aos munícipes identificados como estando em situação de dependência, isolamento e sem apoio familiar.

Segundo a autarquia de Mangualde, este equipamento visa “proporcionar aos idosos um apoio incondicional no âmbito da segurança, pois permite a monitorização e acionamento de meios de socorro através de uma chamada para a Sala de Situação da GNR, bastando para tal premir o botão de SOS, ou em caso de queda/acidente o acionamento automático e imediato”. As despesas com a implementação e manutenção deste Projeto são assumidas pelo Município, nomeadamente as decorrentes da aquisição dos dispositivos, a atualização/manutenção da Plataforma “EGuard” e as respetivas comunicações.

O equipamento associado ao sistema “EGuard” trata-se de um objeto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de 3 segundos aciona uma chamada SOS para a GNR. Este dispositivo poderá ser utilizado caso o idoso presencie ou seja vítima de crime ou de uma situação de perigo ou, no caso, por exemplo, de doença súbita e/ou queda. O utente fica na posse de um equipamento, que pode usar ao pescoço, e que permite comunicar de forma bidirecional, definir um perímetro de segurança e alertar em caso de imobilidade. A sala de situação da GNR recebe os alertas e aciona os meios de socorro. Se os aparelhos se mantiverem inativos por mais de 12 horas, os militares tomam a iniciativa de contactar os idosos sinalizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.