Mangualde: Tradição de “Amentar das Almas” regressa no fim de semana

04.04.2022 |

O Complexo Paroquial de Mangualde acolhe no próximo sábado, dia 09, pelas 21:00, “a tradição secular “Amentar das Almas”, com cantares no âmbito da Quaresma, associada à Páscoa”, anunciou hoje a Câmara de Mangualde.

Segundo um comunicado de imprensa, o evento conta também com um espetáculo cénico com a participação do Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara, de Mangualde, e da TEIA – Teatro Experimental Intervenção Alvarim, de Tondela.

“A tradição do “Amentar das Almas” consiste em orações cantadas em louvor dos que já morreram.  Uma tradição secular, também conhecida como “encomendação das almas” que surgiu após a Igreja Católica ter assumido, no Concílio de Trento, a existência do Purgatório”, lembra o documento. 

A nota de imprensa refere que, “na década de (19)50 ainda era habitual, em muitas aldeias das Terras de Azurara e Tavares, fazer-se o “Amentar das almas”, tradição agora recuperada pelo Município de Mangualde, no distrito de Viseu, em colaboração com Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.