Marcelo Rebelo de Sousa inaugura Festa das Vindimas de Viseu

18.09.2019 |

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar presença na abertura do “Viseu Estrela à Mesa”, amanhã, dia 19 de setembro, pelas 19h30, no Rossio.

O evento gastronómico da Festa das Vindimas de Viseu conta 5 estrelas Michelin, entre 4 chefs convidados e 6 chefs de Viseu.

De seguida, o Chefe de Estado marcará igualmente presença na estreia do espetáculo LAST da Companhia de Dança Paulo Ribeiro, no Teatro Viriato.

Dez chefes e dez restaurantes irão instalar-se no Rossio, sob o comando do ‘chef’ Diogo Rocha, curador do evento, a preparar refeições ‘gourmet’ e sofisticadas, tendo na base dez produtos regionais.

Em cima da mesa estarão ingredientes como o queijo da serra, a maçã de bravo Esmolfe, os míscaros, a feijoca, a vitela de Lafões, o cabrito da Gralheira, o azeite da variedade galega, as avelãs de Viseu, o feijão papo de rola e a broa de Vildemoinhos e, a estes, juntam-se outros da cozinha gourmet e do mundo.

A par da sexta edição do “Viseu Estrela à Mesa”, 13 quintas da região abrirão portas para “experiências reais de vindima e de pisa da uva”.

A música é também um dos pontos fortes dos quatro dias da festa, com a presença, em três palcos diferentes da cidade, de Bárbara Tinoco, no Mercado 2 de Maio, Tatanka, o vocalista da banda portuguesa The Black Mamba, no largo da Fonte das 3 Bicas, e António Zambujo no largo da Igreja da Misericórdia.

A Meia Maratona do Dão fecha a Festa das Vindimas, no dia 22, e que, segundo a organização, “mais uma vez, trará às ruas da cidade, na manhã de domingo, centenas de pessoas de todo o país”.

Foto: jornaldocentro.pt