Mau tempo: Chuva, vento forte e risco de cheias no fim de semana

19.02.2021 |

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para um agravamento do estado do tempo em Portugal continental no fim-de-semana, com chuva e vento fortes, possibilidade de queda de granizo, de neve e risco de cheias.

Em comunicado, a Proteção Civil, com base em informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê para sábado chuva temporariamente forte a partir da manhã no litoral Norte e Centro, progredindo gradualmente para o restante território, e rajadas de vento que podem atingir os 90 quilómetros hora (km/h) no litoral e até 110 km/h nas terras altas.

Para domingo é esperada chuva temporariamente forte durante a madrugada no interior, descida da temperatura e a possibilidade de granizo e de queda de neve acima dos mil metros de altitude.

Na mesma nota, a ANEPC chama a atenção para o piso rodoviário escorregadio por eventual acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, assim como para a possibilidade de “cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”.

É também expectável a queda de ramos ou árvores, “bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.