Mau tempo: Proteção civil emite estado de alerta especial amarelo para nove distritos

19.12.2022 |

O comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, admitiu ser expectável que ocorram níveis de precipitação idênticos aos da semana passada e anunciou estado de alerta especial amarelo para nove distritos de Portugal.

“A precipitação será intensa, o Instituto do Mar e da Atmosfera já emitiu quer avisos amarelos quer avisos laranja”, para alguns dos distritos do país e “portanto é expectável que possam ocorrer alguns quantitativos semelhantes aos da semana transata”, afirmou aquele responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEC).

Segundo André Fernandes “o período crítico desta precipitação começará ao final do dia de hoje, sendo que a altura crítica é na madrugada de dia 20, terça-feira”, indicou.

O vento está de quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros hora no litoral e a agitação marítima também terá um agravamento a partir desta segunda-feira, referiu o comandante nacional da ANEC.

Por tudo isto, a Proteção Civil “decidiu a emissão do estado de alerta especial amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Aveiro e Coimbra, Leiria, Viseu, Lisboa e Santarém”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.