Melhores ‘Queijos de Portugal 2019’ em concurso hoje e amanhã em Tondela

10.10.2019 |

As provas de avaliação da 11.ª edição do ‘Concurso Queijos de Portugal’, promovido pela Associação Nacional dos Industriais dos Lacticínios (ANIL), decorrem na tarde desta quinta feira e prolongam-se até amanhã, dia 11 de outubro, nas instalações da ALS Controlvet/Fullsense, em Tondela. De destacar os números que são recordes: 210 queijos e 25 jurados.

O ‘Concurso Queijos de Portugal’ nasceu, em 2009, com o objectivo de “potenciar e dinamizar toda a indústria de queijo”.

Ao longo destes anos, tem sido notório o aparecimento de novos queijos, com sabores, com bolores de superfície, entre outras caraterísticas.

Este ano, por exemplo, há mais duas categorias: ‘Novos Sabores Frescos’ – premiada, pela primeira vez, na passada edição, mas sem categoria oficialmente aberta – e ‘Queijo de Ovelha Amanteigado’. Elevam-se assim a 23 as categorias do ‘Concurso Queijos de Portugal’.

Esta competição é realizada anualmente, sendo feita em regime de “prova cega”, por jurados com proveniências diversas: representantes do setor queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, da restauração e da gastronomia, da distribuição e comunicação social e de instituições de ensino, incluindo a Escola Profissional de Tondela.

À semelhança de anteriores, a cerimónia de entrega de prémios acontece em Lisboa, durante o evento ‘Grandes Escolhas Vinhos & Sabores’. Assim, o anúncio dos vencedores será feito na segunda-feira, dia 28 de outubro, no Pavilhão 1 da FIL (Feira Internacional de Lisboa), no Parque das Nações.

Foto: viagens.sapo.pt