Ministro do Ambiente encerrou seminário sobre mobilidade em Tondela
19.04.2017 |
O Ministro do Ambiente disse em Tondela que é necessário garantir a qualidade da mobilidade, aproveitando para lembrar que o Governo tem vindo a trabalhar para evitar, cada vez mais, o uso do automóvel (transporte individual).
João Pedro Matos esteve presente na sessão de encerramento do seminário “Mobilidade no Território Viseu Dão Lafões”, promovido pela CIM Viseu Dão Lafões, com o objetivo de reflectir e debater sobre as questões que moldarão o futuro da mobilidade nacional, regional e local.
Nesse sentido, foram assinados os contratos interadministrativos de delegação de competências.
Quando questionado sobre o IP3, o ministro do Ambiente explicou aos jornalistas que, embora não sendo uma área da sua responsabilidade, sabe que “tudo está a ser feito no sentido de construir essa infraestrutura”.
Entretanto o Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes Viseu Dão Lafões já se encontra em fase de consulta pública, após ter sido aprovado em março, disse a responsável pelo documento que servirá de referência aos 14 municípios deste território.
De acordo com Isabel Pimenta, gestora de projeto da VTM Consultores, o plano intermunicipal de mobilidade e transportes Viseu Dão Lafões já foi discutido publicamente com os representantes dos 14 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, estando previstas mais quatro sessões.
A 26 de abril terão lugar sessões em Viseu e Vila Nova de Paiva, enquanto no dia 04 de maio terão lugar outras duas, desta feita em Mangualde e Tondela.