Moimenta da Beira: Carlos Soeiro Pereira é o novo Comandante dos Bombeiros Voluntários

20.03.2023 |

Carlos Alberto Soeiro Pereira tomou ontem posse como Comandante da Corporação de Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira. Substitui no cargo, José Alberto Requeijo, que é hoje 2º Comandante do Comando Sub-Regional do Douro, sediado em Vila Real.

Carlos Soeiro Pereira nasceu em Moimenta da Beira, a 8 de setembro de 1967, e tem vasto currículo e experiência na área dos bombeiros. É formador da Escola Nacional de Bombeiros na área de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais e Instrutor no Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida, tendo ao longo dos anos participado em várias ações de formação, quer nas Unidades Locais de Castro Daire e Mangualde, quer no Polo da Escola Nacional de Bombeiros em São João da Madeira. É ainda Auditor Técnico de Formação da Escola Nacional de Bombeiros.

Desenvolveu ao longo da última década inúmeras formações de Treino Operacional ao serviço do CDOS Viseu, nas áreas de incêndios rurais e urbanos. Possui diversa formação na atividade de bombeiro e quadros de comando desde os níveis de iniciação aos níveis avançados nas áreas de Socorrismo, Salvamento Rodoviário, Incêndios Rurais, Incêndios Urbanos e industriais, Gestão de Operações, Postos de Comando, Gestão de Operações em Acidentes com Multivítimas e em Matérias Perigosas, Organização jurídica, administrativa e operacional dos corpos de bombeiros e Liderança na Atividade de Bombeiros.

Foi condecorado com as “Medalhas de Assiduidade – Grau Ouro, Prata e Cobre”; “Medalhas de Dedicação – Grau Ouro por 20 e 25 anos de Assiduidade”; e” Medalha Serviços Distintos – Grau Ouro”.

Carlos Soeiro Pereira é licenciado em Gestão de Sistemas de Informação pelo Instituto Politécnico de Gestão e Engenharia de Gaia, curso que concluiu com a “menção honrosa de Melhor Aluno do Curso”, e pertence ao quadro de funcionários da Câmara Municipal de Moimenta da Beira desde 1989, onde é especialista de Informática e responsável pelo respetivo Gabinete de Informática.

No cargo, vai agora comandar um largo corpo de bombeiros, cerca de 100 operacionais, entre homens e mulheres, e um parque de viaturas com 35 veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.