Moimenta da Beira: Faleceu Manuel Gomes de Matos

16.05.2020 |

O Município de Moimenta da Beira informa que faleceu ontem, 15 de maio, aos 95 anos, Manuel Gomes de Matos, natural de Moimenta da Beira.

Foi estudante em Coimbra, funcionário autárquico, presidente dos Bombeiros e do CDR, e diretor do antigo Grémio da Lavoura.

“Grande impulsionador da edificação do atual quartel dos Bombeiros, obra que começou e inaugurou em 1982 numa cerimónia presidida pelo ex-Presidente da República, António Ramalho Eanes”, pode ler-se num comunicado do Município.

Homem bom, íntegro, e culto, amigo de poetas e de escritores, conheceu Aquilino Ribeiro, Eduardo Salgueiro e privou com Luís Veiga Leitão, Amadeu Baptista Ferro, António Bento da Guia, José Marques Vidal, Armando Leandro, Octávio Abrunhosa, entre muitas outras personalidades ligadas à cultura e à sociedade moimentense.

Esteve sempre ligado aos movimentos conspirativos que lutavam contra o antigo regime. A antiga polícia política nunca o prendeu, mas teve-o sempre na sua mira, seguiu-lhe sempre os passos.  

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, lembrando a amizade solidária e forte por Manuel Gomes de Matos, endereça à família os seus mais sentidos pêsames.

O funeral realizou-se este sábado, no cemitério de Moimenta da Beira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.