Mortágua: Inaugurada nova zona desportiva e requalificados equipamentos municipais

09.05.2024 |

Mortágua assinala hoje, dia 09 de maio, o Dia do Município, Feriado Municipal, dia também da tradicional romaria da festa da Ascensão no Cabeço do Senhor do Mundo.

Da parte da manhã realizou-se uma Sessão Solene, no Centro de Animação Cultural, que contou com intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca, e do Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal. A cerimónia serviu para prestar público reconhecimento a Empresas, Associações e Personalidades do concelho.

Reconhecendo o papel do Associativismo no desenvolvimento do concelho, foi entregue a Medalha de Ouro de Mérito Municipal ao Agrupamento de Escuteiros 1241 de Mortágua, que este ano completa 35 anos de existência.

O tecido empresarial do concelho também foi reconhecido com a entrega da Medalha de Ouro de Mérito Municipal à empresa Cerâmica Vale da Gândara.

Na cerimónia foram igualmente agraciados Trabalhadores Municipais com mais de 20 anos de serviço com a Medalha de Ouro de Bons Serviços.

O cidadão mortaguense Abraltino Lobo recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, reconhecendo todo um percurso de vida cívica dedicado à cultura e ao associativismo em Mortágua, especialmente ao teatro.

O Dia do Município ficou ainda marcado por várias inaugurações, como é o caso da obra de requalificação da Casa Lobo. Este edifício centenário (antigo estabelecimento comercial) foi alvo de uma intervenção de requalificação e readaptação funcional, passando a albergar vários serviços municipais, como o Posto de Turismo, o BUPI (Balcão de cadastro de prédios rústicos e mistos), o SAAS (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social), a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua (CPCJ) e o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) do Município. O espaço possui ainda uma sala multifuncional para reuniões, workshops, palestras, ações de formação. A intervenção preservou a traça arquitetónica do edifício, um dos mais emblemáticos do casario tradicional existente no concelho, tendo consistido numa obra de reforço estrutural, conservação e adaptação do edifício a novas funções, para além da criação de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Foi também inaugurada uma nova zona desportiva situada junto à Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, sendo constituída por campo de futebol com relvado sintético e dois campos de padel. Esta zona desportiva é servida por balneários, zonas de estacionamento, e arranjos envolventes. O campo de futebol vai dar apoio à atividade desportiva dos alunos da Escola Básica e às camadas jovens dos Clubes locais, estando equipado com torres de iluminação para treinos e jogos à noite.

O Espaço Usos, Costumes e Sabores, situado na localidade de Vale de Remígio, foi igualmente inaugurado. Este espaço resultou da requalificação da antiga escola primária, constituindo um espaço dedicado à preservação e divulgação do património material e imaterial do concelho, nomeadamente dos saberes, da gastronomia e das tradições. O espaço está ainda vocacionado para acolher colóquios e apresentações relacionados com aquelas temáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.