Mortágua: Ministra da Agricultura inaugura obras ligadas ao Património Rural e Turismo

12.11.2020 |

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, desloca-se esta sexta-feira, dia 13 de novembro, ao concelho de Mortágua, onde vai participar em vários atos públicos. Pelas 10h30 vai presidir à cerimónia de inauguração do Lagar de Varas de Vale de Mouro, na freguesia de Espinho.

Segundo uma nota informativa do Município de Mortágua, o Lagar de Varas foi objeto de uma intervenção de recuperação e refuncionalização, da responsabilidade da Câmara Municipal, que apresentou uma candidatura ao Gabinete de Ação Local da ADICES, no âmbito do PDR 2020 – Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, para financiamento da intervenção.

Trata-se de um lagar de azeite centenário, cujo funcionamento se baseava nas designadas varas ou prensas, que efetuavam a prensagem da azeitona, daí a designação de “Lagar de Varas”.

Tratando-se um exemplar único no concelho (os restantes desapareceram ou degradaram-se por completo), a Câmara Municipal empreendeu a sua recuperação, com o objetivo de “preservar este património, do ponto de vista arquitetónico, histórico e cultural, e tornando-o num fator de atratividade turística, social e económica, a juntar ao Parque Temático já existente”.

Pretende-se que seja “um espaço visitável, servindo fins educacionais, dando a conhecer o modo ancestral de funcionamento e o ciclo da produção do azeite, e de animação turistica e sociocultural, onde as pessoas possam reviver as antigas tradições e vivências, como as lagaradas”.

Desta forma, surge a possibilidade de integrar estes dois pontos de interesse (Parque Temático e Lagar de Varas) nos circuitos turísticos do concelho.

A intervenção de reabilitação do lagar foi complementada com o arranjo urbanístico da sua envolvência, criando uma zona de lazer junto à ribeira. Procedeu-se ainda à recuperação dos lavadouros e à criação de uma interligação entre os vários espaços requalificados. O investimento total foi de cerca de 150 mil euros.

Nesta localidade será ainda inaugurada a Casa da Eira, também recuperada, e que integra o Parque Temático da Associação local. O Parque Temático de Vale de Mouro é constituído por duas casas que, outrora, serviam de abrigo ao cereal, junto de uma eira. A Associação Cultural e Recreativa de Vale de Mouro procedeu à requalificação dessas casas, com apoio do Município de Mortágua, criando duas unidades de Alojamento Local.

A Ministra da Agricultura irá ainda deslocar-se até à aldeia de Mortazel, na freguesia do Sobral, onde visitará e inaugurará, pelas 11h30, o complexo turístico Casas do Rio – Mortazel River Houses. Esta unidade de alojamento local proporciona um contato pleno e autêntico com a natureza, a paisagem rural e a serra, num ambiente de tranquilidade.   As Casas do Rio- Mortazel River Houses, culminaram num investimento de 2 milhões de euros, totalmente privado, não existindo qualquer recurso a apoio comunitário ou outro.

Foi criada uma unidade de alojamento local constituída por 4 moradias e 4 apartamentos, num total de 30 camas e que permite a hospedagem de 50 pessoas.

Todo este complexo preservou o xisto e a arquitetura tradicional da aldeia.

One Response to “Mortágua: Ministra da Agricultura inaugura obras ligadas ao Património Rural e Turismo

  • Gil Gouveia
    1 ano ago

    Dinheiro gasto, retorno zero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.