Município de Tondela realiza limpeza de bermas e executa faixas de combustível
08.09.2020 |
O Município de Tondela informa que continua a realizar a limpeza de bermas de estradas do concelho, a par da execução de faixas de gestão de combustível.
De acordo com um comunicado da autarquia, nos últimos meses, tem sido executado um conjunto significativo de intervenções deste género, embora estes trabalhos nem sempre fiquem visíveis por muito tempo, uma vez que o crescimento de novo mato é muito rápido.
As condições climatéricas registadas propiciam o desenvolvimento de espécies invasoras, obrigando a que os trabalhos nas mesmas vias tenham de ser continuados e, por isso, altamente dispendiosos.
Entretanto, já se encontram finalizados os trabalhos nas seguintes vias: estrada entre Molelos – Ribeira, estrada entre Lajeosa do Dão e Ferreirós do Dão, N230 entre Ferreirós do Dão – Couço, N2 entre limite do concelho e Canas de Santa Maria.
Em fase de finalização encontra-se a estrada N627 – Nandufe – Caparrosa e estrada entre São Miguel do Outeiro – Póvoa da Catarina e desta povoação ao nó do IP3.
Por fim, a aguardar finalização do concurso público para início dos trabalhos, encontram-se: M628 entre Mosteiro de Fráguas – São Miguel do Outeiro, M1380 entre São Miguel do Outeiro- Fial – Caparrosinha – cruzamento M627, estrada do Fial até limite concelho, estrada desde cruzamento M627 até Vilar de Besteiros, estrada M1517 entre cruzamento N228 – Arnosa – Borralhal – Tourigo, M1525 entre cruzamento M1527 – Dardavaz – Várzea do Homem – Borralhal – Ponte sobre Rio Milheiro, M1527 entre Alvarim – Póvoa do Lobo – Limite do Concelho, N228 entre Campo de Besteiros – limite do concelho com Mortágua, caminho Florestal entre Barreiro de Besteiros – Jueus e estrada M610 entre Cortiçada – Vale do Porco – Molelinhos.
Com estas ações constantes de execução das faixas de gestão de combustível e limpeza de bermas de estradas, o Município de Tondela está “a contribuir para a segurança não só dos automobilistas, na melhoria significativa dos ângulos de visão das vias, mas também da segurança da população espalhada um pouco por todos os 190km2 de área florestal do concelho de Tondela”.
O investimento total, na execução das faixas de gestão de combustíveis ultrapassa os 175 mil euros, enquanto o investimento na limpeza de bermas ronda os 55 mil euros. Também as diferentes freguesias, na esfera da sua administração, realizam múltiplos trabalhos desta natureza.
Apesar de onerosos estes trabalhos em alguns sítios são recorrentes, sendo que “todo este conjunto de operações é inteiramente suportado pelo orçamento municipal, que tem ainda as brigadas municipais a realizar estas ações”.