Município de Viseu faz balanço positivo do Cubo Mágico

10.08.2020 |

Arrancou a 21 de julho a edição única do CUBO MÁGICO, “um projeto de apoio à retoma económica e cultural da cidade-região de Viseu”, que decorre até 21 de setembro.

De acordo com uma nota do Município de Viseu, duas semanas após o arranque, a autarquia fez o primeiro balanço desta programação, considerando o resultado, do ponto de vista de organização e público, “muito positivo”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, “com esta experiência inovadora, Viseu está a fazer uma importante aprendizagem e a construir uma alternativa, um modelo que é indispensável à retoma económica local. Sentimos que o público está a recompensar de forma colaborativa e cívica este esforço”.

Segundo a autarquia, o primeiro e principal ponto da análise foi o comportamento do programa na segurança. O Município e o seu Serviço de Proteção Civil avaliam de forma muito satisfatória o cumprimento das normas de proteção e segurança tanto pelos expositores como pelos visitantes.

Entre 21 de julho e 04 de agosto decorreram já quase duas centenas de micro-eventos, mantendo a estratégia de distribuição e dispersão de público no tempo e no espaço.

O uso de máscara, recomendado em todos os espaços e obrigatório em recintos fechados, é respeitado pelo público, bem como o distanciamento social e a higienização frequente das mãos.

O CUBO MÁGICO permitiu a retoma de atividade de quase 400 operadores económicos e culturais que, em 2020, viram os seus projetos gravemente afetados pela pandemia da Covid-19.

A reanimação social da cidade com dinâmicas seguras para este verão, a par das políticas estabelecidas pelo Município de Viseu para o alargamento de esplanadas e, em alguns casos, de horários, tem favorecido também a melhoria da atratividade do comércio local.

“Acreditamos que agosto poderá trazer resultados mais significativos, com a afluência de mais visitantes e turistas, sem nunca reduzirmos as exigências de segurança e proteção”, considerou o Presidente da Câmara, António Almeida Henriques.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.