Município de Viseu reconhece percurso de Diogo Rocha com medalha de mérito municipal
22.11.2019 |
Diogo Rocha, Chef do restaurante Mesa de Lemos, em Passos de Silgueiros, que esta semana foi distinguido com uma Estrela Michelin, atribuída pelo célebre guia gastronómico, vai ser agraciado com a Medalha de Mérito Municipal, na sessão solene do próximo dia 21 de setembro, Dia do Município.
A revelação foi feita esta sexta-feira pelo Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, no decorrer da sessão de receção a Diogo Rocha, que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e na qual participaram familiares, amigos, representantes de confrarias e outros jovens Chef’s de Viseu.
Almeida Henriques lembrou que o Município acreditou desde o início do projeto Mesa de Lemos e no talento do Chef Diogo Rocha, daí ter-lhe atribuído o título de Embaixador de Viseu em 2017. Agora, com a atribuição da distinção municipal, é-lhe reconhecido o trajeto feito na promoção e divulgação da gastronomia de Viseu.
“Não era preciso receber uma Estrela Michelin para reconhecermos o percurso do Diogo Rocha”, justificou o autarca, frisando que “a Estrela [Michelin] que agora recebeu não caiu do céu, embora haja estrelas cadentes. Esta deu muito trabalho”.
O Presidente da Câmara Municipal agradeceu também a disponibilidade do Chef do Mesa de Lemos para participar nos eventos promovidos pelo Município, recordando não apenas as presenças em feiras como a FITUR ou a BTL, mas também no Viseu Estrela à Mesa, de que Diogo Rocha foi um dos mentores.
Emocionado pela forma como a Cidade e a região reagiram à atribuição da primeira Estrela Michelin a Viseu, Diogo Rocha lembrou que este prémio tem que ser repartido com toda a comunidade, mas em primeiro lugar com Celso de Lemos, o empresário que o desafiou a assumir a cozinha do restaurante Mesa de Lemos há 6 anos atrás.
O Chef agradeceu ainda a forma como o atual Executivo Municipal tem projetado o Município fora de portas, com evidentes benefícios para a cultura e turismo. Em tom de brincadeira e dirigindo-se ao Presidente da Câmara, pediu-lhe mesmo para “continuar com as festas e festinhas”.
A terminar, Diogo Rocha disse que, a partir de agora, o objetivo é “garantir uma Estrela Michelin” e não ir já à procura da segunda.