Municípios de Sernancelhe, Trancoso e Gouveia organizam eventos dedicados à castanha

28.10.2021 |

Os municípios de Sernancelhe (no distrito de Viseu),Trancoso e Gouveia (Guarda) organizam nesta época eventos dedicados à castanha, para promoção e comercialização de um produto endógeno que é importante para a economia regional.

A Festa da Castanha de Sernancelhe decorre a partir de amanhã até domingo, no Pavilhão Multiusos Exposalão, e tem também uma edição ‘online’.

Segundo a organização, a Festa da Castanha de Sernancelhe regressa este ano ao formato físico, mas a presença ‘online’, que complementa o evento, “permite que a ‘Terra da Castanha’ leve o seu produto de excelência a casa de todos os portugueses, com toda a segurança e qualidade”.

A Festa da Castanha de Sernancelhe, que cumpre este ano 29 edições, tem o encerramento marcado para as 21:00 de domingo.

O programa inclui animação musical, atividades de ‘showcooking’, o concurso da “Melhor Castanha DOP Soutos da Lapa” e o “Concurso do Melhor Doce de Castanha”, entre outras iniciativas.

No vizinho município de Trancoso, a Feira da Castanha e Paladares de Outono 2021 vai decorrer no Pavilhão Multiusos, a partir desta sexta-feira até segunda, com um programa que inclui concursos da “Melhor Castanha” (variedades Martaínha e Longal) e de “Doçaria de Castanha”, conferências, degustações e um magusto popular, entre outras atividades.

Do programa musical destacam-se espetáculos com Augusto Canário (sexta-feira, 21:15), Tiago Silva (sábado, 21:15) e Sons do Minho (domingo, 18:00).

No concelho de Gouveia, na Serra da Estrela, a Festa da Castanha – Sabores de Montanha realiza-se nos dias 05, 06 e 07 de novembro, na freguesia de Folgosinho.

A iniciativa é organizada pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, pelo município de Gouveia e pela Junta de Freguesia de Folgosinho, e visa promover a castanha “enquanto produto endógeno de grande importância no território”.

A Festa da Castanha – Sabores de Montanha é um certame gastronómico realizado em torno da castanha, com venda direta de castanhas e de outros produtos gastronómicos que têm este fruto como ingrediente.

A iniciativa inclui magustos comunitários, experiências gastronómicas de montanha proporcionadas pela restauração local, ‘showcookings’, oficinas gastronómicas e um concurso de doçaria, animação, uma exposição etnográfica, saídas de campo, ‘workshops’, seminários, plantações e atividades desportivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.