Museu do Caramulo inaugura exposição “A Arte da Persuasão”
04.12.2019 |
O Museu do Caramulo inaugurou, no passado sábado, dia 30 de novembro, a exposição temporária “A Arte da Persuasão”, que conta com mais de 250 peças originais, tais como cartazes, panfletos e filmes de vários países intervenientes na guerra como os E.U.A., Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Japão ou a União Soviética.
A exposição “A Arte da Persuasão” pretende “mostrar a propaganda sob o enquadramento de forma de arte que a mesma assumiu, cumprindo com o objectivo de qualquer outra obra de arte: provocar emoções nas pessoas e mudar o mundo”.
De acordo com um comunicado do Museu, “o cartaz impresso foi a principal forma de propaganda, sobretudo pela facilidade de produção e de aplicação em qualquer local, permitindo que a mensagem estivesse sempre presente junto dos cidadãos, e apelando a que dessem, produzissem e se sacrificassem em prol do esforço de guerra. Os cartazes eram também a forma de propaganda mais democrática, chegando de forma igual a todo o tipo de pessoas. Estes cartazes são exemplo de que a guerra não aconteceu apenas nas frentes de batalha, mas que as populações das nações envolvidas foram mobilizadas num apoio activo para o esforço de guerra pelas imagens fortes dos cartazes”.
A exposição “A Arte da Persuasão” estará patente no Museu do Caramulo até 29 de março de 2020 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, da Fidelidade, do Jornal dos Clássicos e do Banco BPI | Fundação la Caixa.