Oliveira do Hospital: Bairro Social João Rodrigues Lagos entra na última fase de requalificação

21.02.2022 |         

A requalificação do Bairro Social João Rodrigues Lagos, na cidade de Oliveira do Hospital, entrou na última fase de intervenção do parque habitacional.

Segundo uma nota da autarquia, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, acompanhado pela vereadora Graça Silva com quem partilha o pelouro Solidariedade, Inclusão e Ação Social, assinou, recentemente, a 6.ª Consignação Parcial de Trabalhos com a empresa MSF – Manuel da Silva & Filho, para a requalificação das últimas quatro habitações, o que determinará o término da obra.

A reabilitação do Bairro Social João Rodrigues Lagos foi um projeto financiado em 85 por cento pelo PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Oliveira do Hospital, através do PAIDC – Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, e insere-se na estratégia de requalificação urbana da cidade de Oliveira do Hospital.

Em causa, está a realização de obras de reabilitação nas 21 habitações, a criação de hortas urbanas nos logradouros bem como a requalificação urbanística do espaço público deste bairro social construído nos finais da década de 50 pelo benemérito João Rodrigues Lagos.

Esta operação contemplou também a reconstrução de mais quatro habitações daquele bairro social, propriedade do Município de Oliveira do Hospital, que foram destruídas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, financiado pelo FSUE – Fundo de Solidariedade da União Europeia.

Estas obras de requalificação visam “melhorar as condições interiores do edificado adaptando-as às necessidades atuais para uma habitação condigna, contribuindo para diminuir as disparidades sociais”. “Pretende-se o combate à pobreza e à exclusão dos residentes e grupos sociais, melhorando as condições de habitabilidade e a qualidade dos espaços públicos, nomeadamente no que respeita à eficiência energética e de acessibilidade e mobilidade, oferecendo melhor qualidade de vida aos seus moradores”, avança ainda a autarquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.