Operação Censos 2021 privilegia respostas pela internet ou telefone

28.03.2021 |

Os Censos 2021 arrancam a 19 de abril, mas antes, já a partir de 05 de abril, os recenseadores vão andar no terreno a distribuir uma carta com os códigos que vão permitir à população responder aos formulários pela internet (ou telefone) logo após o arranque (19 de abril) e de preferência até ao dia 03 de maio, evitando deste modo contatos presenciais.

Os cidadãos podem responder através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet. Se não reunirem essas condições, devem procurar o apoio de familiares ou amigos, ou ainda dirigir-se à Junta de Freguesia, aguardar a visita do recenseador ou telefonar para a Linha de Apoio (210 54 20 21).

Foi devido à pandemia da Covid-19 que o Instituto Nacional de Estatística (INE) definiu o Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos Censos e acautelar os riscos para a população, recenseadores e demais colaboradores que a operação comporta no atual contexto epidemiológico. Esse plano inclui a observação de um estrito protocolo de saúde pública ao abrigo das regras de segurança emanadas pelas autoridades de saúde.

Segundo o INE, os Censos, com recolha e tratamento de dados, vai permitir o real conhecimento do parque habitacional e da realidade demográfica, social e económica do país, a nível nacional, regional e local, produzindo também informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas de desenvolvimento e para a tomada de decisões de investimento pelos setores público e privado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.