Perto de 50 mil pessoas visitaram a FICTON

18.09.2019 |

A FICTON – Feira Industrial e Comercial de Tondela registou este ano quase 50 mil visitas, em apenas seis dias.

De acordo com uma nota do Município de Tondela, de 11 a 16 de setembro, “a música, a gastronomia e os mais de 180 expositores serviram de pretexto a milhares de pessoas, que não quiseram deixar de participar naquele que é o maior acontecimento cultural e de animação que se realiza no concelho de Tondela”.

No dia do arranque do certame, em que decorreu a Festa do Frango, passaram pelo certame cerca de 9 mil pessoas, uma marca que acabaria por ser ultrapassada no dia 15 de setembro, em que subiram ao palco os Anjos.

No dia em que se registou a maior enchente, com mais de 10 mil visitantes, passaram ainda pelo palco principal os Infantes, para além da Mariana Café e Daniel Coelho no palco da gastronomia.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, a edição de 2019 da FICTON foi um verdadeiro sucesso.

“Contámos com um programa musical de topo, passando pelo palco nomes como Ana Moura, Toy, Virgul, Amor Eletro, Anjos ou Karetus, a par de atuações de vários talentos locais. Também os bares e as tasquinhas –  exploradas pelo nosso movimento associativo – estiveram sempre cheios, assim como o espaço “Ao’Sabor””, apontou.

Nesta 27.ª edição da FICTON foi introduzido um conceito ambientalista, com a utilização de um copo reutilizável, com o custo de um euro.

“Esta foi uma aposta vencedora, tendo em conta a adesão dos visitantes a este conceito e a quantidade de lixo que se conseguiu evitar ao longo destes seis dias”, referiu ainda.

Este ano, três dos seis dias tiveram entrada paga (dias 12, 13 e 14 de setembro), com valor de dois euros/dia.

Os Amor Eletro, que atuaram a 14 de setembro, registaram a maior afluência em dias pagos, sendo adquiridos cerca de 6 mil bilhetes nesse dia.  A este número acrescem ainda as entradas de expositores, elementos das tasquinhas ou bares.

As receitas destas entradas revertem para duas associações atingidas por incêndios: uma em outubro de 2017 e a outra em janeiro de 2018.

A FICTON, organizada pelo Município de Tondela, promete regressar em 2020, com um cartaz musical com grandes nomes da praça nacional, gastronomia e muitas novidades.