“Pinóquios e Geppettos – não se mente sozinho” – 2ª Sessão do projeto “Famílias Incríveis”

17.01.2017 |

Os filhos são o reflexo dos valores, dos afetos, das atitudes transmitidos pela família, sendo que o título da apresentação de sexta-feira passada “Pinóquios e Geppettos – não se mente sozinho” faz todo o sentido.

Tal como habitualmente, a presença dos pais foi muito participativa, evidenciando-se o quanto a mentira é uma preocupação de todos os envolvidos na educação de crianças e adolescentes. 

A família é por excelência o lugar de desenvolvimento e das aprendizagens das crianças e adolescentes, onde se interioriza o saber-ser; o saber-estar e o saber-fazer. Logo, é o melhor recurso para regular e corrigir comportamentos associados à mentira.

Foi nesse sentido, que a Dra. Alzira Albuquerque, psicóloga clínica da equipa de psiquiatria da infância e adolescência do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, referiu as características das várias fases de desenvolvimento, bem como estratégias a usar de acordo com a idade e maturidade da criança e do adolescente, face a comportamentos de não verdade. 

Comments are closed.