Portugal continental afetado por passagem da depressão Ernesto
07.12.2020 |
Portugal continental está a ser afetado por agitação marítima, vento forte, precipitação, neve e descida da temperatura, associadas à passagem da depressão Ernesto, informou o IPMA.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisa que os efeitos da depressão Ernesto em Portugal continental serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento, até terça-feira.
Estão previstas rajadas de vento até 70 quilómetros por hora no litoral a norte do Cabo Mondego e até 100 quilómetros por hora nas terras altas.
Por causa do vento, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga até às 06:00 desta terça-feira.
A depressão Ernesto vai também trazer ao continente, um aumento da agitação marítima, na costa ocidental, com ondas de noroeste e altura significativa de 4 a 5 metros a norte do Cabo Raso.
Devido a esta situação, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Lisboa, Leiria, Coimbra e Braga até às 15:00 de terça-feira.
De acordo com o IPMA, está também prevista a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes no Norte e Centro, que serão na forma de neve nas cotas acima de 1.400/1.600 metros e descendo gradualmente para 1.000/1.200 metros.
Por causa da queda de neve, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Braga e Castelo Branco até às 12:00 de terça-feira.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA adianta ainda que devido ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da referida depressão com um anticiclone localizado a sul dos Açores, prevê-se também uma descida de temperatura até quarta-feira.