Previsão de neve para esta noite nos pontos mais altos da região

09.02.2017 |

A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, assim como toda a costa continental, mas por causa da agitação marítima, segundo as previsões meteorológicas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo por causa da neve vigora a partir das 21:00 de hoje até ao final do dia de sexta-feira nos distritos do litoral, enquanto no interior (Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco) se estende até às 09:00 de sábado.
Aveiro é o único distrito no norte que não tem aviso amarelo para a queda de neve, apenas vigorando idêntico aviso para a agitação marítima, à semelhança do que acontece com o resto da costa continental, com previsão de ondas de oeste/noroeste com três a quatro metros de altura até ao final da manhã de sábado.
De acordo com uma nota divulgada pela Câmara de Moimenta da Beira e, segundo dados da “Ibermeteo”, o tempo instável e precipitação deverão regressar na noite/madrugada de hoje para amanhã, 9 para 10 de fevereiro. E essa instabilidade, embora os acumulados de precipitação devam ser reduzidos/moderados, pode muito bem ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos do concelho e região de Moimenta da Beira.
Na próxima noite/madrugada, 9 para 10, poderá já nevar acima dos 850/950m de altitude, ou seja, existe possibilidade de tal se verificar sobretudo nas zonas mais altas da Serra de Leomil. Na madrugada/manhã de amanhã, dia 10, a cota de neve deverá baixar para os 700/850m de altitude, embora a precipitação deva ser já num regime de aguaceiros fracos e mais pontuais/esporádicos. Ainda assim, nas zonas mais altas do concelho de Moimenta da Beira, acima das altitudes mencionadas, como Alvite, Caria, Peravelha, Serra de Leomil ou S. Torcato, existe possibilidade de se verificar queda de neve. No entanto, os acumulados no solo deverão ser nulos/reduzidos, já que a precipitação deverá ocorrer de um modo geral fraca e dispersa.
Referência ainda para o vento que, embora maioritariamente moderado, poderá pontualmente ser mais intenso na próxima noite/madrugada e na madrugada de sábado, dia 11. Nestes períodos e nas zonas acima mencionadas, os valores de rajada máxima podem aproximar-se/rondar os 70km/h.

Comments are closed.